sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Imagens de Satélite

Autor: SquidInk
Tradução e Revisão: BBClicke

Um amigo me mostrou como usar o Google Maps. Tenho certeza que você já ouviu falar. Ele permite que você use imagens de satélite para olhar locais em todo o mundo. Alguns anos atrás, eu sofri um acidente de carro.

Desde então, eu realmente não sai de casa muitas vezes. É difícil, a idéia de dirigir um carro novamente me deixava tonto. Fiquei fascinado com o fato de que eu podia ver todo o mundo, quase como estar lá. Eu podia praticamente andar pelas ruas, e quase senti como se estivesse realmente lá.

Tornei-me instantaneamente viciado. Ele me deu um verdadeiro olho no mundo. Eu poderia ir para praticamente qualquer cidade grande, e eu fui. Eu tinha visto ruas na China, Japão, Alemanha, Inglaterra ... tantos lugares. Eu mesmo fui em algumas atrações turísticas como a Grande Barreira de Corais e do castelo do Drácula.

O que eu mais gostava de fazer era ir para lugares aleatórios nas cidades grandes e ver quantas pessoas e animais eu poderia encontrar. Os rostos das pessoas eram borrados para proteger suas seguranças, mas ainda era agradável vê-los por aí, curtindo a vida, caminhando como se nada fosse acontecer.

"Ela deve ter bom gosto", eu imaginei.

Eu aproximei mais a câmera dela e notei que ela carregava uma bolsa cinza junto com uma alça de ombro cinza e roxo. Ela estava caminhando de uma forma descontraída. Aposto que se eu pudesse ter visto seu rosto, ela estaria sorrindo. Comecei a me sentir um pouco triste. Eu deixei minhas mãos caírem e observei ela por alguns minutos. Eu desejava estar lá, andando tão despreocupado com ela. Isso nunca acontecer. Até eu morrer. Eu estava preso na cadeira.

Suspirei e sai de Tóquio. Chega disso por hoje. Eu desliguei o computador e fui para a cama.

***

Levantei-me cedo e decidi olhar em torno de Paris. Sempre gostei de Paris. Eu gostava do visual da cidade, com todos os antigos, belos edifícios e tantas pessoas para observar. Eu ampliei aleatoriamente para uma área e vi uma rua, repleta de prédios antigos de tijolos, algumas lojas pequenas, e uma antiga igreja de tijolos cor bronze. Mais a frente tinha um cruzamento, e dezenas de pessoas passavam. Um homem de negócios careca caminhava rapidamente, olhando para uma mulher velha, cabelo coberto com um lenço, carregando uma bolsa grande. A mulher era corcunda e estava usando calças pretas que pareciam bem apertadas, ela estava olhando para a janela de uma loja, e duas mulheres levavam um grupo de crianças pequenas em torno de um canto.

Dei uma observada em volta e, percebi algo peculiar. Haviam duas pessoas sentadas no ponto de ônibus. Uma delas era uma mulher jovem. Ela estava usando um par de tênis vermelhos, como os meus. Fiquei surpreso por um momento;  notei as calças pretas, camiseta branca e jaqueta com capuz preto. Seu cabelo castanho escuro estava amarrado frouxamente atrás de sua cabeça. Uma mulher se sentou no banco ao lado dela, carregando uma bolsa cinza.

"Isso é loucura", pensei. "Ela não poderia ser a mesma mulher. Este é um país diferente, em um diferente continente. Como poderia ser ela? "

Isso foi estúpido. Não eram fotografias ao vivo. Foram tiradas antes do tempo e, em seguida, armazenadas. Ela poderia não estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ela poderia ser apenas uma viajante. Além disso, sem ver seu rosto, era impossível dizer que era a mesma pessoa. Cabelo castanho é provavelmente a cor de cabelo mais comum no mundo. Esses tênis vermelhos eram algo que eu comprei online. Tenho certeza de que um milhão de outras pessoas também compraram. Eu balancei a cabeça e fui almoçar.

Quando voltei, eu decidi observar Berlim. Peguei uma rua aleatória, como de costume. A rua parecia muito vazia. Haviam prédios de tijolos ao longo das ruas, parecendo mais fábricas do que qualquer outra coisa. Haviam também muitos lotes vazios, cheios de capim e cascalho empilhados. Não tinha muita coisa naquela rua, na verdade. Havia uma fila de motos e um carro com duas bandeiras alemãs apontando para cima. Depois de mais procuras, eu encontrei um garoto. Parecia que ele estava vestido para a escola. Ele estava olhando atentamente em algum tipo de dispositivo móvel. Fiquei decepcionado. Eu comecei a sair, mas depois eu percebo algo com o canto do meu olho. Fui ver o que era, e lá estavam eles. Aqueles malditos tênis vermelhos.

Ela estava de pé em uma esquina, próximo a algum tipo de placa. Ela estava escorada na placa, olhando para a rua, como se estivesse esperando para atravessar. Olhei, em estado de choque. Como ela poderia estar lá também? Mesmo que ela estivesse viajando, não há nenhuma maneira de eu poder encontrá-la o tempo todo. Mesmo encontrando-a em Paris teria sido um pedaço de uma coincidência, mas isso? Esta foi uma loucura. Era algum tipo de piada? Será que o Google decidiu fazer uma brincadeira com seus usuários que utilizavam bastante os seus produtos? Teria sido uma grande piada...

Eu fiz uma pesquisa rápida, à procura de algum resultado sobre uma mulher que aparece como Waldo. Não havia nada. Eu olhei através de artigos sobre coisas estranhas que você pode ver no Google Maps, mas nenhum deles mencionou a mulher que viaja pelo mundo todo. Isto foi uma loucura. Será que eu fiquei com alucinação?

Saindo de Berlim, eu mandei uma mensagem de texto a um amigo, pedindo-lhe para dar uma olhada nos locais. Perguntei-lhe se viu a mesma mulher. Então eu esperei a resposta, com as mãos suando, com o coração batendo forte. Eu pulei da cadeira quando meu celular tocou com uma mensagem de texto de retorno, dez minutos mais tarde.

O texto dizia: "Eu vi a senhora que você está falando em Berlim. Eu não a vi em Paris ou Tóquio. Isso é algum tipo de brincadeira, ou o quê? Você está bem?"

Eu não respondi, voltei para os locais em Tóquio e Paris. Lá estava ela. Mas estava diferente. Ela não estava sentada no banco da parada de ônibus, em Paris. Ela estava em pé na frente dele, à procura de algo em sua bolsa. Em Tóquio, ela estava longe de onde eu encontrei pela primeira vez, agachando-se para acariciar um gato. Eu estava tremendo. Quem era ela? O que estava acontecendo?

Troquei o mapa para Bruxelas. Era uma rua qualquer da cidade. Era cheio de velhos edifícios, com lojas no térreo. Percorri as ruas. Eles estavam vazias, exceto por uma mulher atarracada em uma camisola azul brilhante. Eu fiz uma segunda varredura. Ela não estava lá. Eu suspirei de alívio. Eu não podia acreditar que eu estava ficando tão preocupado sobre isso.

Não era nada, mas apenas uma coinci-- parei, meus olhos congelaram na tela. Havia um edifício no ponto de uma bifurcação na estrada. Eu não a tinha visto, porque eu estava olhando para a calçada. Lá estava ela, de pé na varanda, a cabeça inclinada na direção da câmera, parecia que ela estava olhando timidamente para mim. Minha respiração ficou presa na minha garganta.

Eu fui para Sydney. Ela estava encostada na parede, dentro da porta de um edifício azul que era uma Farmácia. Fui para Londres, encontrei ela se preparando para entrar em um ônibus vermelho de dois andares. Ela estava em todos os lugares que procurava. Ela estava em uma calçada de tijolos em uma ponte de Veneza, ela atravessava a faixa de pedestres em Zurique; e em Hong Kong, ela estava entre o Banco Wing Lung e um McDonald, ajustando a cinta de sua bolsa. Em cada imagem, ela chegava mais perto olhando diretamente para mim com o rosto desfocado.

Meu coração parecia um pássaro aterrorizado, batendo dentro do meu peito. Eu não conseguia recuperar o fôlego. Eu não sabia o que fazer. Eu não podia chamar a polícia. Será que eu deveria enviar as imagens para o Google?

Fechei os punhos com força e fechei os olhos. Quem era ela? Será que ela estava me seguindo? Eu estava seguindo ela? Eu gostaria de poder ver a expressão do rosto dela, saber o que ela viu quando ela olhou para mim. Eu queria sair da cadeira e correr. Por que é que a única coisa que me fez sentir livre de novo, foi o que me fez sentir ainda mais preso? Eu precisava saber.

Eu digitei o nome da minha cidade e dei zoom em uma rua aleatória. Era um par de quilômetros da minha casa, os portões do Parque da Cidade estavam na claridade da luz do dia, apesar de ser noite aqui. Lá estava ela. Ela estava apenas a poucos quilômetros de minha casa, de pé sob o arco de ferro que declarou o nome de um parque. Ela olhou diretamente para a câmera, diretamente para mim. Eu me senti como se eu fosse vomitar. Ela estava perto de mim, e ela estava me observando. Ela estava vindo para mim. O que ela queria?

Eu digitei o nome do complexo de apartamentos onde eu moro. Eu podia ver o lado de fora do prédio. O estacionamento estava cheio de carros, e havia algumas crianças com o rosto desfocado no playground. Eu procurei em todos os lugares por ela. Ela não estava no estacionamento e nem na calçada. Eu até mesmo procurei em cada um dos carros, por trás dos arbustos, e cada uma das janelas desfocadas. Ela não estava lá.

Este lugar era seguro. Eu não deixei o apartamento de qualquer maneira. Eu nunca mais usei o Google Maps novamente. Eu não queria vê-la novamente. Ela poderia ficar no parque mas eu nem me importava. Eu sorri para mim mesmo e fiquei surpreso ao encontrar uma lágrima deslizar sobre meu rosto.

"Estou seguro", eu disse a mim mesmo em um sussurro. Foi bom ouvir em voz alta. "Eu estou seguro."

Alguém bateu na porta. Um arrepio percorreu minha espinha. Eu tinha uma câmera ligado ao meu computador que mostrava quem estava na porta da frente, o que tornou mais fácil para mim, com os meus problemas de mobilidade. Eu lentamente estendi a mão para o controle de me mostrar o que estava lá fora, mas a minha mão tremia furiosamente. Quando eu toquei no controle, eu percebi o meu erro. A última das imagens do Google que eu tinha visto só havia mostrado o exterior do edifício. Apenas o lado de fora.

Eu olhei para a tela e vi uma mulher em uma camiseta branca, calça preta, jaqueta com capuz preto; e carregando uma bolsa cinza com uma cinta roxa e cinza listrada no ombro. Claro, havia aqueles tênis vermelhos. Ela olhou diretamente para a câmera, com o rosto ainda borrado completamente. Enquanto eu tentava abafar um grito, ela estava batendo forte na minha porta.

Arquivo do blog